O QUE É GOETIA OU GOÉCIA?
Goética, (Latim, provavelmente: "A Arte de Uivar"), geralmente chamado só de Goetia (ou Goecia), é a ensinada na primeira parte das Clavículas de Salomão, um grimório do Século XVII. Feitiçaria (Latim, facticius: artificial, fictício; Grego, pathos ou phathos: afetação, afecção) trata-se de um termo empregado mais genericamente neste aspecto, bem como no caso de feitiço ou produto qualquer de magia negra. Este primeiro capítulo é conhecido como "Lemegeton Clavicula Salomonis" ou "A Chave Menor de Salomão" e nele são descritos todos os 72 Espíritos Infernais assim como todo o sistema que supostamente havia sido usado pelo rei Salomão.
Estes 72 Espíritos são também conhecidos como "daemons" e, apesar de serem 72 espíritos, há 76 selos de evocações. 4 desses espíritos possuem dois selos, e não apenas 1 como os demais.
Fonte: Wikipédia
COMO O SATANISMO TRADICIONAL ENCARA O SISTEMA GOÉTICO?
De alguns anos para cá, a Goetia vem se difundindo no Brasil através de diversos magos no intuito de propagar a Goetia Salomônica, Clavículas Salomônicas (Grimório de Salomão). Este sistema consiste na prática de "aprisionar" e "ordenar" demônios para satisfazer os desejos pessoais do mago. Penso que os praticantes deste sistema de magia realmente acreditam, (se por ignorância ou por ingenuidade mesmo) que possam controlar ou ordenar um demônio. Ora seria trágico se não fosse cômico, pois de fato é impossível controlar o incontrolável, pois não se controla uma divindade. Não que eu tenha algo contra os nobres irmãos praticantes desse sistema, mas cada um sabe de si e tem livre-arbítrio para fazer o que quiser. Como diria Aleister Crowley "Fazes o que tu queres, pois há de ser tudo da lei". Nós Satanistas Tradicionais não praticamos esse sistema, vou dar um exemplo que ficará bem claro ao nosso caro leitor o porque nós Satanistas Tradicionais sermos contra a prática da Goétia.
Imagine você, caríssimo leitor, sendo convidado ou obrigado a comparecer até a casa de um suposto "anfitrião". Ao chegar lá, você é recebido pelo mesmo de uma forma ameaçadora, tendo por exemplo alguns "seguranças" do dono da casa lhe ameaçando e obrigando-lhe a permanecer naquele recinto, o seu "anfitrião" protegido por um "colete a prova de balas" e um "capacete balístico" em sua cabeça e apontando um "fuzil" pronto para atirar contra você. Agora me diga caro leitor, você um ser humano encarnado nesse plano, como iria se sentir em uma situação dessas? No mínimo desconfortável, no máximo, prefiro nem comentar, se um humano se sentiria da forma como citei, imagine um Demônio? Que é uma divindade do reino de Satã, que tem poderes, conhecimentos, e força imensuravelmente além do que a mente humana pode entender. é exatamente dessa forma que nós Satanistas Tradicionais vemos como esse tipo de prática Goética é "recebida" pelos Demônios. Ou seja de forma covarde, vil e agressiva.
OBS: Como disse anteriormente, não tenho nada contra os irmãos praticantes desse sistema, apenas utilizei este espaço para relatar como nós da Irmandade Satanista Tradicional vemos e entendemos como funciona no que se refere a Goétia.
Texto: Roger Nitter de Asmodeus
Irmandade Satanista Tradicional